Políticos amam a Educação Pública

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os políticos dizem que fortalecer a escola pública é fortalecer a Educação. No entanto, uma observação mais atenta nos mostra que não é bem assim. Será que, para prestigiar a Escola Pública que eles tanto defendem em seus discursos, matriculam seus filhos em uma delas? Será que para eles serve uma escola pública onde o nível de abandono escolar é alto e onde resultado bom é quando professores não são agredidos? Será que raciocinam que, exatamente por serem carentes, essas escolas merecem mais apoio e, para fortalecê-las, nelas matriculam seus filhos? Ou será que, quando se trata da grave tarefa de educar seus próprios filhos, o que importa é obter a melhor Educação possível, onde quer que ela seja oferecida?

Mas, não nos precipitemos no julgamento. O fato de os políticos matricularem seus filhos em escolas privadas não significa que eles não se importem com a escola pública. Ao contrário! Para os políticos, poucas coisas são tão importantes. Com o poder de direcionar recursos da Educação pública, eles conseguem manter empregada a gorda burocracia que faz o sistema funcionar mal para que se possa pedir mais dinheiro. Desta forma, justifica-se a contratação de mais burocratas, apadrinhados e empresas de prestação de serviços que retro-alimentam (e retro-sugam) o sistema. Sem falar nos sindicatos poderosos, cuja fome por dinheiro público precisa sempre ser aplacada em troca do apoio nas eleições. Para o Estado, como um todo, a escola pública é uma instituição preciosa. Não existe maneira mais eficiente de manter a população cativa para a doutrinação determinada pelo Governo e de alienar crianças e jovens dos valores de suas famílias.

Se os políticos realmente quisessem garantir para as crianças brasileiras o melhor resultado escolar possível, o lógico seria que apoiassem o uso do nosso dinheiro no acesso à rede privada onde, não por acaso, seus filhos estudam. Há várias maneiras de fazer isto; vouchers escolares são um exemplo. Se não o fazem é porque seu objetivo não é, nunca foi e nunca será o de ter uma população educada. 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários